Conceitos Básicos
Consultoria:- atividade desenvolvida por profissional que, por seu saber técnico e experiência, fornece pareceres no diagnóstico e formulação de soluções acerca de assuntos específicos.
Assessoria:- atividade auxiliar na implementação / operacionalização de trabalhos específicos, decorrentes de Consultoria prestada, ou não.
Gestão:- é o gerenciamento / administração de um negócio / empreendimento, entidade social, etc…, através de uma visão estratégica e sistêmica de seus processos internos, aprimorando as competências interpessoais, de liderança e comunicação, com objetivos de crescimento, desenvolvimento e perpetuidade.
Auditoria:- é a análise / exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas por uma empresa privada / pública, em todos os órgãos que as compõem, a qual tem como objetivo verificar se estas organizações estão sendo desenvolvidas como planejadas / determinadas e se estão de acordo com as normas governamentais estabelecidas.
Perícia:- é a análise técnica elaborada como meio de prova, através da atuação de técnicos, promovida pela autoridade policial / judiciária, com a finalidade de esclarecer à justiça sobre determinado fato.
Avaliação:- é o ato / efeito de análise da aferição do valor apurado, em decorrência de operações que levam à determinação técnica de seu valor e/ou seu direito à ele.
Valor de Avaliação:- corresponde àquele que é único, num determinado momento, qualquer que seja a finalidade / objetivo do ato de avaliar; sempre considerando uma concorrência perfeita e estável, onde não haja urgência e outros interesses que interfiram no valor do bem.
Valor de Mercado:- quantia mais provável pela qual seria negociado um bem, voluntária e conscientemente, numa data de referência, dentro das condições de mercado então vigentes.
Preço:- quantia de dinheiro determinada pelo “titular”, em função de suas expectativas / necessidades, para a transação que se propõe efetuar ou efetua, de um bem, seus frutos ou direitos sobre ele.
Obs.:- se a transação for emergencial, por interesse do “titular” e/ou do interessado, descaracteriza-se um mercado de natureza estável, decorrendo daí um maior ou menor preço, em relação ao valor apurado / determinado tecnicamente.
Emprender:- conceber e implementar um empreendimento.
Empreendimento:- organização estruturada para desenvolver produção e/ou transações comerciais.
Negócio:- atividade empresarial que tem efeitos jurídicos e cujo objetivo é gerar lucro e rentabilidade.
Intermediar:- agir como elo entre agentes de mudanças, geralmente econômicas, estimulando negócios.
Consultores / Assessores / Gestores / Auditores / Peritos / Avaliadores / Intermediadores:- as atividades destes profissionais, liberais ou não, preferencialmente com formação acadêmica superior, são comuns entre si, com base em seus saberes e experiências, diagnosticando, aconselhando, auxiliando, gerenciando, fornecendo informações técnicas e pareceres, formulando soluções a respeito de temas / assuntos de suas especialidades, bem como podem desenvolver a intermediação de negócios em geral.
De forma suplementar, eles podem identificar-se pela nomenclatura das áreas que atuam, como p.ex.:- empresarial, econômico-financeiro, imobiliário, comercial, etc… .